Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Sentimentos & Emoções

 SENTIMENTOS e EMOÇÕES são palavras muito comuns no repertório verbal das pessoas. Falas como "me sinto triste" e "estou emocionado" não são raridades em nossa sociedade.
    Não é só no senso comum que esses conceitos são utilizados aleatoriamente, TEORIAS MENTALISTAS e COGNITIVISTAS também dão certa ênfase nestas duas posições e fazem uso indiscriminado delas. Diante de tal situação, não é raro imaginar o porquê das pessoas acharem que SERES HUMANOS são de difícil compreensão e possuintes de estruturas complexas.

Emoções e sentimentos são temas falados cotidianamente em nossa cultura, mas será que estes podem ser compreendidos com o olhar da Ciência do Comportamento?


 OK. Todos sabemos o que são EMOÇÕES E SENTIMENTOS no senso comum e de teorias mantidas pela tradição filosófica socrática, mas o que um olhar mais minucioso e técnico pode dizer sobre estas duas?

   Primeiramente, vamos levar em conta que EMOÇÃO e SENTIMENTOS são COMPORTAMENTOS,
Segundo, os comportamentos da classe emoção e sentimentos são DISTINTOS.

  Atualmente, acho válido considerar os comportamentos da classe EMOÇÃO por meio das postulações  prévias de CHARLES DARWIN e a ampliação dos estudos das emoções de PAUL EKMAN.

  Darwin DEDUZIU que deveria haver uma UNIVERSALIDADE das emoções e que esta universalidade devia-se ao processo de SELEÇÃO NATURAL. Por esta ótica, as emoções são uma característica selecionada para o propósito de sobrevivência das espécies (ou reprodução, nos casos de contato sexual).

  Paul Ekman (sim, àquele consultor da série Lie To Me mesmo - O Cal Lightman é o personagem inspirado na vida pessoal do Paul Ekman. Entretanto, o Ekman é psicólogo e não psiquiatra como mostra na série) expandiu os estudo sobre as emoções e por meio de comparações de grupos confirmou o que Darwin deduzia: AS EMOÇÕES SÃO PROCESSOS UNIVERSAIS e NATURAIS. 

  EMOÇÕES foram modeladas pela seleção natural e são ELICIADAS (comportamentos que são eliciados são os... RESPONDENTES) na presença de um ESTÍMULO ELICIADOR. As emoções são de ordem endócrina e suas manifestações na forma de EXPRESSÕES FACIAIS são os COMPORTAMENTOS PÚBLICOS de uma cascata hormonal.

   Paul Ekman defini 6 EMOÇÕES UNIVERSAIS, independente de cultura. São elas: Alegria, Tristeza, Medo, Surpresa, Raiva e Aversão/Nojo. O psicólogo estadounidense ainda realiza estudos para confirmar ou negar a possibilidade de uma 7ª emoção, o desprezo.

Beleza, Walison! Já ficou um pouco claro o que são emoções, MAS... e os SENTIMENTOS?
  
Charlie Brown (Penuts) é um personagem muito TREINADO
a emitir  respostas verbais de  "seus sentimentos"

Certo. Para isso, vamos ao "Questões Recentes na Análise Comportamental" do SKINNER, para ser mais específico: "Questões Recentes na Análise Comportamental, no capítulo 7 - O lado Operante da Teoria Comportamental". 

  Neste texto podemos notar que OS SENTIMENTOS, propriamente ditos, SÃO, até os presentes estudos, EXCLUSIVAMENTE COMPORTAMENTOS HUMANOS.

Por que?

 Os sentimentos são COMPORTAMENTOS VERBAIS que dizem respeito a um CONJUNTO DE PROPENSÕES de uma PESSOA SE COMPORTAR. Estes foram NOMEADOS pela COMUNIDADE VERBAL.

  Quando ainda MOLEQUES fomos CONDICIONADOS pela COMUNIDADE VERBAL (pais, escola, mídia, etc) a denominar certas classes de comportamentos que ela (a comunidade verbal) não podia observar extrinsecamente. Desta forma, as pessoas podiam entender nossos COMPORTAMENTOS ENCOBERTOS e poder solucionar nossas necessidades. Além do mais, isso é prático para falar ao OUVINTE como estamos PROPENSOS A NOS COMPORTAR.

 Acho que com este exemplo deixarão as coisas mais claras em relação a sentimentos...

Quando alguém afirma sentir-se APAIXONADO, as pessoas a compreendem e deduzem que este sujeito tem uma probabilidade alta de se comportar das seguintes formas:
a) falar muito de determinada pessoa, b) procurar determinada pessoa com uma frequência maior do que faria com outras pessoas, c) ter fotografias em molduras "empapagaiadas" desta pessoa, d) ficar "sensível" a coisas que remetem a sua amada(o), enfim, uma GAMA DE COMPORTAMENTOS que nos possibilitam prever seus comportamentos e afirmar que esta pessoa ESTÁ (ou não) APAIXONADA POR fulaninho/fulaninha.


  É um tema extenso, mas acredito que este texto pode ser útil para desmitificar algumas GENERALIZAÇÕES destes dois CONCEITOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário