Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Testes Psicológicos: Uma avaliação de Respostas Emitidas

  A utilização de TESTES PSICOLÓGICOS é um diferencial do profissional da Psicologia.

  Estes testes não são feitos do nada ou por meio de uma luz celestial. Eles são realizados por meio de uma análise minuciosa e dentro de um RIGOR CIENTÍFICO que dê credibilidade a estas ferramentas. Os testes psicológicos são aplicados em diferentes situações, como no contexto escolar (como os testes de inteligência e de maturidade para a escolha profissional), na área organizacional ( teste de habilidades sociais, personalidade), Psicodiagnóstico (testes de personalidade, atenção), etc...

    OS TESTES SÃO UTILIZADOS POR DIVERSOS PSICÓLOGOS NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA.


Os testes são aplicados em diferentes áreas de
atuação e apresentam um diferencial do Psicólogo.

  Neste ano, iniciei com a disciplina de TEP I. Mas, algo me deixou inquieto ao perceber algumas falhas na aplicabilidade dos testes e nos constructos que regem este instrumento. Diante disso, fiz algumas leituras e cheguei a uma POSIÇÃO PRÉVIA sobre os testes e sua aplicação.

1º - Testes Psicológicos NÃO AFEREM O QUE SE PROPÕE A AFERIR, SEUS CONSTRUCTOS. Sim, os testes psicológicos NÃO PODEM aferir inteligência, atenção, personalidade, etc. Isso por duas questões: a) muitos dos constructos dos testes psicológicos são FICÇÕES EXPLANATÓRIAS, ou seja, são conceitos que não possuem uma definição exata e não possuem evidências de que dada entidade existe no organismo humano; b) supondo que exista essas entidades (constructos), não estaríamos aferindo elas mesmas, mas sim RESPOSTAS. Por exemplo: Quando alguém realiza o Teste do Relógio (um tipo de teste de Inteligência), o teste não constará de resquícios da inteligência ou a própria inteligência mensurada, mas sim de um conjunto de respostas que o avaliado EMITIU em um tempo determinado.

2º - O fato dos testes não aferirem a própria entidade referida, NÃO OS TORNA INÚTEIS. Apesar dos testes não aferirem, por exemplo, a inteligência, eles nos dão registros quantitativos do número de respostas emitidas e tempo destas. Isso pode ser útil para prevermos as possibilidades de que o avaliado dê o mesmo número de respostas em CONTINGÊNCIAS SIMILARES ou faça GENERALIZAÇÕES.
  Em relação as testes de PERSONALIDADE E HABILIDADES SOCIAIS, por exemplo, conhecer as respostas emitidas pelo avaliado naquele momento nos dá 2 possibilidades: a) registrar os comportamentos que o avaliado está se responsabilizando em emitir em dado contexto (na área organizacional, estes testes podem ser a prova de que o avaliado está disposto a adquirir determinadas COMPETÊNCIAS, se a não possuía anteriormente); e b) estabelecer um PADRÃO de COMPORTAMENTOS para possíveis mudanças no REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL do avaliado. Isso LINKANDO com os relatos do avaliado em ENTREVISTA inicial.
Bom, essas são duas possibilidades. Não são exclusivas. É claro.

3º - TODA FERRAMENTA É INÚTIL QUANDO O PROCESSO É INEFICAZ. Nada adianta se temos a possibilidade de realizar uma ANÁLISE FUNCIONAL de forma mais detalhada, se nos limitamos somente a uma ferramenta. Como meu professor colocou muito claro para minha turma e eu:
"Testes Psicológicos são ferramentas para a Avaliação Psicológica. Eles isoladamente não dizem muita coisa, visto que o avaliado pode estar envolvido em uma situação [contingência] que o impeça de responder adequadamente ao teste".


 Os Testes Psicológicos é uma FERRAMENTA  a mais para as possibilidades de atuação do profissional da Psicologia. Essa ferramenta pode auxiliar uma análise funcional mais minuciosa no repertório de respostas das pessoas e consequentemente PROPOR SOLUÇÕES mais assertivas e eficazes para alterar COMPORTAMENTOS.
  

2 comentários:

  1. São testes falhos e nem sempre diz a verdade!!!
    Muita gente perde em concurso por causa destas falhas !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "Novidades em breve"!
      Primeiramente, obrigado por participar do blog e dar sua opinião.
      A questão mencionada por você é interessante e é uma crítica comum entre a população em geral. Mas, como disse anteriormente, os testes são estabelecidos por meio de padrões de validação.
      Quando uma pessoa é reprovada em um concurso, ela não foi reprovada pelo teste ISOLADAMENTE. O fenômeno que acontece é uma incompatibilidade do perfil desejado para determinado cargo com determinado candidato.
      Os testes são uma ferramenta de avaliação que é somado com a entrevista e dinâmicas em grupo (quando é o caso de vários candidatos avaliados ao mesmo tempo).
      Como deixei claro no texto, testes mensuram RESPOSTAS EMITIDAS, sendo assim, eles não são falhos, já que as evidências de suas RESPOSTAS estão claramente documentadas nas folhas de testes.
      A relação de dizer a verdade já é mais complexa, já que entra no dilema do "que verdade você está se referindo?".
      Entende a questão?
      Ficou claro ou tem alguma questão a mais que queira discutir?

      Novamente, obrigado pela participação.

      Excluir