Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rebelião em Presidio de Aracaju e sua relação com controle e contra-controle

   "Rebelião em presídio de Aracaju chega ao fim" foi a notícia que me chamou a atenção quando abri o Google Notícias hoje. Como não costumo assistir televisão, acabei sabendo desta situação quando ela já estava encerrada.
    Não sou um blogueiro que trata de comentar temas cotidianos, mas essa notícia me lembrou um conceito interessante em Análise Comportamental, estou falando da relação CONTROLE e CONTRA-CONTROLE. 

Para ver a notícia clique aqui.
   O ambiente carcerário é um local interessante de se observar a relação de CONTROLE. Podemos entender como CONTROLE a "sensação" de equidade entre dois organismos (neste caso, pessoas). Esta "sensação" está ligado a um SISTEMA MÚTUO DE REFORÇAMENTO. No caso do sistema carcerário, os detentos, embora em uma situação de PUNIÇÃO NEGATIVA (diminui a frequência do comportamento socialmente inaceitável pela retirada do estímulo reforçador que é a liberdade física), são REFORÇADOS por elementos que os fazem EMITIR COMPORTAMENTOS SOCIALMENTE DESEJÁVEIS. Como exemplo de reforçadores deste sistema temos o REFORÇO NEGATIVO de diminuição de pena por bom comportamento, possibilidades de exercício de atividades físicas e/ou trabalhos, acesso a serviços REFORÇADORES intra-institucionais (fala-se de reforço negativo porque os detentos apresentam aumento da frequência do comportamento socialmente desejável pela retirada do estímulo aversivo, neste caso, o ócio, maior reclusão dentro do sistema, maior tempo dentro da penitenciária/prisão). 

    Não é somente os detentos que são reforçados pelo sistema carcerário. Olhando exclusivamente para a instituição carcerária e os envolvidos diretamente com ela (agentes penitenciários, professores, profissionais da saúde, gestores internos, faxineiros, cozinheiros, etc) também SÃO REFORÇADOS PELA INSTITUIÇÃO E PELO RESULTADO CONTINGENCIAL DO BOM COMPORTAMENTO dos detentos. Podemos dizer que o bom comportamento (entenda bom comportamento como comportamento socialmente aceitável pela instituição e por grande parte da sociedade em geral) do detento trará reforçadores financeiros  aos gestores, já que apresentaram uma boa administração, criará uma imagem de sistema sócio-político eficaz, proporcionará "sentimento de segurança" para funcionários (o que aumentará a produção), etc, etc, etc. 

...Tudo anda TRANQUILAMENTE no Presidio Aracaju quando o que acontenceu?

          Uma REBELIÃO. 




E ai? O que aconteceu?

   Agora, falamos da relação de CONTRA-CONTROLE. Não havia mais uma relação de EQUIDADE, não havia mais REFORÇADORES MÚTUOS. Alguém nesta relação detentos/instituição estava sendo REFORÇADA DE FORMA INEFICAZ.

   Este fragmento de texto da reportagem possibilitar perceber indícios que anunciaram a probabilidade desta situação de contra-controle. Veja:


"Os rebelados pediam agilidade nos processos e nas audiências judiciais, mudança do comando do presídio e anulação do contrato com a empresa responsável pela administração prisional."

    Note que estes sujeitos emitiram COMPORTAMENTOS VERBAIS anteriormente de uma situação que indicava a possibilidade de uma ação agressiva de CONTRA-CONTROLE. Relatos verbais são um forte indício de que as pessoas já NOTARAM UMA RELAÇÃO DESIGUAL ou insatisfatória. Protestos políticos, rebeliões de filhos com pais e ações contra um líder autoritário são também exemplos de uma ação de CONTRA-CONTROLE. Nessas relações de desigualdade, há uma quebra de REFORÇADORES MÚTUOS e um dos sujeitos/grupos não é "SACIADO" nesta relação.

   Bom, não cabe a mim avaliar os erros ou falhas para o ocorrido em Aracaju, até mesmo porque não tenho competência para tal. Utilizei o exemplo para exemplificar a relação de controle e contra-controle e de como ESTAR ATENTO A RELATOS VERBAIS é de extrema importância para um líder que deseja alcançar seus objetivos, juntamento com a colaboração dos membros de seu grupo.


ps.: Peço desculpas aos profissionais ou estudantes da área pelo uso de termos como "detento" e "sistema carcerário", caso estes não mais estejam em uso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário